Foi concedida uma coletiva de imprensa por volta das 11 horas da manhã desta quarta (04), no auditório da Dinter 1 – Diretoria Integrada do Interior 1 da Polícia Civil, da qual participaram a Delegada Chefe da 90ª Circunscrição Policial, Dra. Gabrielle Nishida, Delegado Dr. Bruno Vital, que é chefe da Gerência de Controle Operacional – GCOI da Dinter 1 e o Delegado Seccional da 14ª DESEC, Dr. Álvaro Grako e essa coletiva foi para repassar á imprensa os detalhes das Operações “Fogo Grego” e “Contrapasso” que foram deflagradas logo no início da manhã de hoje.
O Dr. Álvaro Grako, disse que as duas operações resultaram no cumprimento de 9 (nove) mandados de prisões temporárias, 15 (quinze) de busca e apreensão e uma medida cautelar de suspensão de atividades comerciais, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru. Os alvos e a loja que sofreu a sanção judicial não tiveram os nomes divulgados.
Os presos irão responder por Associação Para o Crime e Comércio Ilegal de Arma de Fogo e Munições.
O Dr. Bruno Vital, destacou que a operação “FOGO GREGO”, foi batizada com essa nomenclatura por fazer menção á um tipo de arma incendiária usada pelos bizantinos, já a “CONTRAPASSO” recebeu esse nome, uma vez que “passo” significa a distância necessária para que o projétil realize uma volta completa em torno do seu próprio eixo.
As investigações foram desenvolvidas pela 90ª Circunscrição de Polícia conhecida popularmente como a 3ª Delegacia de Caruaru, com o objetivo de apurar o cometimento do crime de comércio ilegal de arma de fogo e essa atividade já vinha sendo investigada há sete meses, inclusive um homem foi preso recentemente ao vir da cidade de Água Preta para comprar munições á esse grupo criminoso em Caruaru.
Aproximadamente 100 Policiais Civis participaram das operações de hoje.
A Delegada, Dra. Gabrielle Nishida, que preside as investigações, falou que essas armas e munições, além de acessórios do gênero, estavam armando quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas, assaltos, latrocínios e até homicídios. Ela informou também que duas pessoas foram presas em flagrante durante as operações e que também foi aberto um inquérito por portaria.
Desde que iniciaram as investigações foram apreendidos 15 pacotes de bucha para cartucho calibre 32; mais de cem munições calibre 38; três revólveres calibre 38; uma espingarda; uma pistola calibre 380; uma pistola calibre 9 milímetros, além de vários aparelhos celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário